Controle de Combustível

Combustível.

Você sabe quantos quilômetros o seu carro faz com um litro de combustível? Acho até que uma vez por outra você observa… mas talvez seja legal ter uma tabela de consumo mensal. Que acha? Eu tenho, e me ajuda muito.

Para o maridão (bom e rápido na matemática) é uma bobagem, porém eu que sou uma “topeira” em cálculos, preciso anotar, fazer conta (com calculadora) e aí consigo ver como tenho dirigido e a maneira melhor de economizar no bolso e na produção de CO2.

Como sugestão abaixo “minha tabela” de controle.

Planilha para controle de consumo de combustível

Data

Posto e Distribuidora

Hodômetro

Preço por Litro

(R$)

Litros

Total pago

(R$)

Consumo

(Km/l)

08.11.2007

ALCOOL

64,00

21.11.07

Petrobrás/Gasol

409 norte

404,3

1,67

38,92

ALCOOL

65,00

10,38

29.11.07

Petrobrás/Gasol

409 norte

388,2

1,66

41,80

ALCOOL

69,39

9,29

Obs.: Utilize o odômetro parcial. Toda vez que completar o tanque de combustível, zere o dispositivo.

Como usar a planilha: ao completar o tanque de seu carro, preencha as informações iniciais de sua planilha.

Para saber quanto seu carro está consumindo, divida o valor da quilometragem percorrida pelo volume abastecido (você deve completar o tanque).

Allguns lembretes úteis:

  • Evite acelerar bruscamente ou de maneira desnecessária. O mesmo vale para os freios. Utilize o acelerador com suavidade.
  • Aerodinâmica: dê preferência por andar com as janelas fechadas. A redução da resistência do ar reverte na economia de combustível.
  • Organize seu itinerário. Procure criar uma rota que atenda todos os seus compromissos. Concilie sua agenda da melhor forma, evite idas e vindas desnecessária.
  • O excesso de velocidade, além dos problemas de segurança, aumenta o consumo. O Centro de Pesquisa da Petrobras realizou testes que indicaram um aumento no consumo de até 20% para carros que andavam a 100 km/h confrontados com outros que não passavam dos 80 km/h
  • Motor desregulado pode consumir até 60% mais combustível do que o normal

E aí? Agora é só engatar uma conversa com o maridão, namorado, irmão… e “ mostrar” que sabe tudo sobre consumo de combustível! haha Mas só fique no assunto do consumo, tá? Pergunta difícil? Desconversa. Dá um beijo e pede um chopp!

