Dieta de revista funciona?

Por Camila Brandão — Especialista e Mestre em Nutrição Esportiva

Quando as pessoas estão acima do peso ficam suscetíveis a seguirem dietas prontas que prometem redução repentina de peso corporal, como aquelas oferecidas em alguns anúncios de revistas: “Projeto verão: perca até 10, 12, 15 quilos…”. Elas são bem atrativas, especialmente quando expostas ao lado de fotos do “antes e depois” ou daquela artista com o corpo esbelto.

Geralmente essas dietas apresentam entre 1.200 a 1.400 calorias e são perfeitamente leves e com baixíssimo teor de gorduras. Então, seguir dietas de revistas é uma boa solução?

Se o objetivo é apenas emagrecer, não importando se vai reduzir gordura, água ou massa muscular, seguir aquelas dietas pode ser uma boa solução, você provavelmente vai conseguir entrar naqueles shorts ou saia jeans para o réveillon.

De qualquer forma dietas prontas envolvem riscos, por exemplo:

  • Estimular uma redução excessiva de massa magra (água e massa muscular). Isso vai atrapalhar uma posterior manutenção de peso corporal (quanto mais massa magra, mais o organismo trabalha e gasta calorias para mantê-la).
  • Provavelmente o indivíduo não conseguirá seguir a dieta à risca por muito tempo, e logo vai se deparar com o efeito indesejado de recuperação gradativa dos quilos.

Eventos de final de ano, bebidas alcoólicas, doces, festas, muitas variáveis sem o devido controle, e até sair um pouquinho (que seja!) da dieta provoca um armazenamento de gordura quase imediato. Isso se deve à redução brusca de calorias. O corpo entende que esteve em inanição, e a tendência é o armazenamento. Resultado? O famoso pneu!

  • Outro risco é o desespero pela redução rápida de peso corporal levar à procura de dietas cada vez mais restritivas (dieta da sopa, da fruta, do leite, etc.), o que significa mais redução do metabolismo e desregulação do organismo, além de colocá-lo em risco nutricional.

Bom, não há por onde escapar. Se quiser algo duradouro, saudável e mais esteticamente ao seu favor, é preciso ter um pouco mais de paciência.

Primeiro, seja realista e pise no chão, a resposta está na sua consciência: orientação e disciplina. Use as fotos das revistas apenas como motivação, mas não considere a dieta nelas expostas como um guia alimentar adequado para você.

A boa notícia é que sim, é possível emagrecer 10 quilos em pouco tempo. Procurar orientação de um nutricionista, é com certeza o melhor caminho. Ele vai calcular a real necessidade de consumo energético e vai lhe ajudar a encaixar as restrições necessárias de forma compatível ao seu padrão alimentar — lógico — com algumas negociações.

Outra dica importante é que passe a realizar uma prática de atividade física regular — ótima aliada do emagrecimento e manutenção do peso.

Uma média de tempo razoável para se alcançar este objetivo, de forma orientada e saudável, é de dois meses e meio (quase daqui para o réveillon!).

Seguir as dietas das revistas você PERDE peso sim, mas depois ACHA!

Boa sorte!

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