Nº 13, sexta-feira? Ui…

Ao ouvir a expressão sexta-feira 13 sentimos um tremor que nos invade e recordamos todas as velhas supertições de que sempre ouvimos falar e que com o passar do tempo entram na vida até dos mais céticos!

A palavra supertição significa vidente ou profeta. As supertições, os mitos e crenças, aparecem como se fossem expicar coisas que acontecem e que desconhecemos.

Nascem na crendice popular e vai passando de geração a geração…

Quando as coisas não correm como queremos, é o azar, quando tudo corre bem, somos uns sortudos! É uma forma de encontrarmos culpados para os nossos insucessos ou fracassos, para os nossos erros e desconhecimentos, mas que muitas resultam apenas da nossa própria falta de cuidado e esforço.

Algumas pessoas, no entanto, levam tão a sério as superstições que desenvolvem fobia ao número 13, por exemplo. O nome científico para isso é triskaidekaphobia e é citado em manuais e livros médicos. Segundo Robert B. Taylor no livro White Coat Tales, um escritor russo chamado Sholom Aleiehem, que viveu no século XIX, tinha triskaidekaphobia. Ele morreu num dia 13 mas, se você visitar sua lápide, num cemitério de Glendale, Nova York, vai encontrar a data 12a de maio de 1916.

Ainda hoje, há prédios que não tem o andar 13, há ruas em que a numeração passa por 11, 12, 12,5 e 14 e existem países que tiraram o “número do azar” de sua loteria nacional.

Algumas supertições que me lembro ter ouvido um bocado quando criança:

Orelha quente – se a orelha esquentar, é porque alguém está a falar mal de você. Nesse caso, vá dizendo o nome dos suspeit6os até a orelha parar de arder. Para aumentar a eficácia do contra-ataque, morda o dedo mínimo da mão esquerda: quem está a dizer mal morderá a própria língua.

Roupa no avesso – se alguém vestir uma peça de roupa no avesso vai receber uma prenda! Se calçar meia vai receber uma boa notícia.

Vassoura – para mandar embora uma visita indesejada, é só deixar uma vassoura de ponta cabeça atrás da porta.

Escada – passar por baixo de uma escada trás azar.

Fontes: http://www.sexta-feira13.com e http://g1.globo.com/Sites/Especiais

Anúncios