Roupa: lavando

lavando roupa

Orientações (básicas) para Lavar Roupa

As roupas sempre devem ser lavadas no lado avesso, com exceção de fronhas. Calças, shorts e saias com zíper devem ser fechados e o botão também, antes de colocar na máquina (pois esses podem danificar e rasgar outras roupas). Não esquecer de olhar os bolsos para ver se não tem objetos, papéis ou dinheiro.

Não encher demais a máquina de lavar (aumenta o atrito entre as roupas, desgasta e desbota)

Sempre fazer o teste da tinta na roupa colorida: esfregue uma toalha (separada só pra isso)umedecida sobre o tecido. Se a toalha manchar, a roupa deve ser lavada na mão separadamente de qualquer outra.

Tecidos que amassam muito como o tafetá, não podem ser centrifugados na máquina, pois nem o ferro pode conseguir desamassar

Roupas delicadas devem ser lavadas a mão e não podem ficar de molho e não devem ser torcidas. Pode eventualmente ser lavadas no ciclo curto (30 min) com saquinho próprio

Roupas muito sujas ou com suor ou amareladas em baixo do braço devem ser pré-lavadas à mão.

Não deixe roupas por pendurar dentro da máquina de lavar, pois fixam o amassado e dificultam na hora de passar

Panos de chão devem ser deixados de molho no balde com água quente e sabão em pó até a água esfriar, depois esfregar no tanque.

Após o uso da máquina, deixe-a aberta por algum tempo para secar e evitar mau cheiro ou mofo.

DICA: Pré-lavagem para tirar manchinha de suor: 1 colher de SOLUÇÃO de AMÔNIA (roupa colorida também pode) diluída em 1 litro de água, mergulhar várias vezes e esfregar com escova macia na mancha

Ternos: somente devem ser lavados a seco em lavanderia (pode passar o vaporzinho para higienizar e passar, retarda a ida à lavanderia)

Roupas de banho (toalhas): lavar separadamente (as toalhas dão bolinhas e desgastam os demais tecidos)

Calça jeans: Lavar separadas das demais roupas, o tecido grosso da calça pode danificar outros, além de muitas soltarem tinta (fazer teste da tinta caso queira lavar na máquina com outras roupas). Se a calça for muito escura, lavar na máquina no ciclo curto (30 min) para evitar desbotar

Camisas sociais sempre devem ser pré-lavadas no punho, gola e axila com sabão de coco (se branca) ou sabão de glicerina neutro (se de outra cor), esfregando com uma escova macia (se manchar, fazer preparação de amônia diluída na água – idem para tirar manchas de suor)

Meias: Pré-lavagem ou molho sempre antes de colocar na máquina. O ideal é lavá-las na mão porque soltam pelos e desgastam o elástico.

Roupas íntimas: devem ser lavadas à mão com sabão em barra neutro ou líquido. Antes, pode ser colocada de molho na água misturada com bicarbonato de sódio.

Como lavar roupa na mão: sempre no balde com sabão, esfregando-se com movimentos suaves e mergulhando no balde. Jamais esfregar com força ou energeticamente. Jamais torcer (pode tirar a forma da roupa irreversivelmente), sempre apertar com as duas mãos e usar uma toalha apertando para auxiliar.

Como lavar roupa colorida: Separe 3 baldes com água. Um com sabão líquido – roupas coloridas jamais podem ser lavadas com sabão em pó que é abrasivo e desbota; outro balde com 1 xícara de vinagre e outro com amaciante.

  • Lave no 1º balde de sabão com movimentos suaves de esfregar entre as mãos, tire o excesso do sabão;
  • depois mergulhe no 2º balde com vinagre para cessar a soltura da tinta na roupa;
  • e enxague no 3º balde com amaciante.

Para enxugar, esprema (jamais torcer para a tinta não se espalhar disformemente no tecido) e seque apertando dentro de uma toalha separada para isso.
Estender na sombra e do lado avesso.

 

 

Anúncios