Juventude livre do Tabaco

 

!

!

31 de maio – foi definido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como o Dia Mundial Sem Tabaco (site em inglês).

Cada ano a OMS trabalha com uma nova campanha, sendo que a deste ano chama-se: Juventude Livre do Tabaco.

Segundo a OPAS-OMS (Organização Pan-Americana da Saúde, representação Brasil da OMS), tal dia foi criado a partir de 1987.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado em 1987 pelos estados membros da OMS com objetivo de atrair a atenção do mundo sobre a epidemia do tabagismo e as doenças e mortes, evitáveis, relacionadas ao uso do tabaco.

O tabaco é a segunda maior causa de morte no mundo, em torno de 5 milhões ao ano. Metade dos fumantes – cerca de 650 milhões de pessoas – vão morrer por causa do tabaco, atualmente responsável por uma entre 10 mortes de adultos no mundo. Se nada for feito para controlar a epidemia, estima-se que serão 10 milhões de mortes por ano em 2025. O tabaco é ainda o quarto maior fator de risco mundial para doenças.

Os custos econômicos do uso de tabaco são igualmente devastadores e tem causado uma perda líquida global de US$ 200 bilhões por ano, sendo um terço desta perda em países em desenvolvimento. Além dos gastos com tratamentos de doenças, o tabaco mata pessoas em fase produtiva, privando as famílias de terem como se sustentar e as nações de uma mão de obra saudável. Os usuários de tabaco também são menos produtivos enquanto vivos.

 

Fonte: Organização Pan-Americana da Saúde

 

Participe da nossa enquete. O que leva uma pessoa a usar DROGAS?

 

 

Anúncios