Brasil 2014

copa 2014 bandeiras

copa 2014

 

Copa do Mundo FIFA de 2014 é a vigésima edição deste evento esportivo, um torneio de futebol masculino internacional organizado pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA), cujo anfitrião é o Brasil. É a segunda vez que a competição é realizada no país, sendo a primeira em 1950.

O campeonato começou a ser disputado no dia 12 de junho e terminará em 13 de julho, em 12 cidades-sede.

A edição de 2014 é a quinta realizada na América do Sul, depois que a Argentina sediou o torneio pela última vez no continente em 1978. O Brasil foi a última sede do torneio mundial escolhida através da política de rodízio de continentes, que foi iniciada a partir da escolha da África do Sul como a sede da Copa do Mundo de 2010.

As seleções nacionais de 31 países avançaram através de competições de qualificação, que começaram em junho de 2011, para participar com o país anfitrião, o Brasil, no torneio final.

Um total de 64 jogos devem ser jogados em doze cidades de todo o Brasil em estádios novos ou reconstruídos, sendo que o torneio começa com uma fase de grupos. Pela primeira vez em uma Copa do Mundo, os jogos vão usar tecnologia na linha do gol.

Com o país anfitrião, todas as equipes campeãs do mundo desde a primeira Copa do Mundo, em 1930 (Uruguai, Itália, Alemanha, Inglaterra, Argentina, França e Espanha) se qualificaram para esta competição.

A Espanha é o atual campeão, tendo derrotado os Países Baixos por 1-0 na final da Copa do Mundo de 2010 para ganhar seu primeiro título mundial.

As quatro Copas do Mundo anteriores sediadas pela América do Sul foram todas ganhas por seleções sul-americanas.

 

 

Logo

O logotipo é chamado de “Inspiração” e foi criado pela agência brasileira “África”.

O projeto resulta de uma fotografia icônica de três mãos vitoriosas juntas levantando o Troféu da Copa do Mundo FIFA. Bem como para descrever a noção humanitária das mãos em interligação, a representação das mãos também é simbólica no amarelo e verde do Brasil, dando calorosas boas-vindas ao mundo.

O logotipo foi apresentado em uma cerimônia realizada em Joanesburgo, África do Sul, em 8 de julho de 2010.

A FIFA e o COL Brasil 2014 convidaram 25 agências brasileiras para apresentar projetos para o emblema oficial do torneio de 2014 e a tarefa de escolher o vencedor foi delegada a um grupo de juízes composto pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, o secretário geral da FIFA, Jérôme Valcke, a supermodelo Gisele Bündchen, o arquiteto Oscar Niemeyer, o escritor Paulo Coelho, a cantora Ivete Sangalo e o designer Hans Donner.

 

Bola

Adidas Brazuca, a bola oficial da competição.

Para definir o nome da bola oficial da Copa do Mundo FIFA de 2014, foi realizada uma votação pela internet com organização da Adidas, marca que fabrica as bolas das competições, e pelo site GloboEsporte.com.

Esta é a primeira vez que o nome oficial da bola do torneio foi decido por votação. A enquete trazia três opções: “Bossa Nova”, “Carnavalesca” e “Brazuca”.

O resultado foi anunciado em 2 de setembro num evento organizado e transmitido em rede nacional.

Brazuca foi o nome escolhido com um percentual de 77,8%, enquanto os outros nomes postulantes Bossa Nova e Carnavalesca, obtiveram 14,6% e 7,6%, respectivamente. Ao todo, foram computados 1.119.539 votos.

 

 

Anúncios