| Panorama

 

copa total

 

Belo Horizonte

A Igreja de São Francisco de Assis, que integra o conjunto da Pampulha, aparece em destaque no desenho da capital mineira.

No pôster, as imagens que decoram o exterior da Igreja ganham vida e se unem em sobreposições formando os pentágonos da bola.

Belo Horizonte receberá seis jogos da Copa do Mundo da FIFA 2014.

 

Brasília

A imagem faz uma estilização da Catedral, uma das obras que simbolizam a cidade e um ícone arquitetônico mundial.

As cores do jogador chutando a bola reforçam as múltiplas etnias que compõem a sociedade brasileira e remontam à presença dos cinco continentes na Copa.

O amarelo no lado direito da imagem simboliza o sol nascente sempre a leste.

 

Cuiabá

No pôster da capital de Mato Grosso, o tuiuiú, ave símbolo do Pantanal, é um dos destaques. O futebol é representado pela bola nos pés do jogador.

A vibração das pessoas com o evento, em especial da torcida pantaneira, é traduzida no movimento da bola e as formas que a cercam.

O mapa do estado no centro da bola mostra que Cuiabá está preparada para receber o maior evento de sua história.

 

Curitiba

A araucária, árvore símbolo de Curitiba e do Paraná, é onipresente na imagem de Curitiba. Ao todo, 34.949 pessoas participaram da escolha do pôster oficial, por meio de votação pelo site da Prefeitura.

No plano das conotações, o pinheiro adulto se ergue para o infinito, feito taça de luz. É como se Curitiba fizesse um brinde ao futebol.

 

Fortaleza

Uma bola que sai como se fosse lançada a partir do Castelão é a imagem da capital cearense para a Copa do Mundo de 2014.

A bola carrega os principais símbolos da cidade.

As texturas utilizadas e os traços do desenho remetem a uma cidade moderna que não esquece suas tradições.

 

Manaus

Duas araras vermelhas pousadas sobre uma trave de futebol resumem a relação que o pôster de Manaus buscou para a Copa: mostrar que, no coração da maior floresta tropical do mundo, somos todos torcedores por natureza.

 

Natal

O verde das matas. O amarelo das areias escaldantes. O azul do mar.

Localizada na esquina da América do Sul, Natal se mostra no pôster de braços abertos para o evento.

No corpo do torcedor de braços abertos é possível ver o Morro do Careca, na Praia de Ponta Negra, uma das marcas da capital potiguar.

 

Porto Alegre

Um atleta chutando a bola e a imagem da Usina do Gasômetro representam, no pôster de Porto Alegre, a grandeza do evento e o legado deixado por ele, como a riqueza cultural, desenvolvimento tecnológico, estrutural e riqueza econômica, representados também pelas faixas coloridas.

As pessoas que aparecem no cartaz vibrando representam a paixão do porto-alegrense pelo futebol.

 

Recife

O pôster de Recife é repleto de movimento e cores e remete ao frevo, manifestação cultural típica do estado.

Com uma sombrinha na mão, o passista realiza movimentos ágeis e leves, como as acrobacias dos jogadores, que fazem com a bola o mundo “ferver”.

 

Rio de Janeiro

O pôster do Rio de Janeiro, criado a partir de concurso nacional, representa a essência do carioca, “que se move no ritmo do mar e com a energia da natureza que o cerca e do calor do sol”.

A imagem foi criada pelos designers Julia Gostkorzewicz e Eduardo Leichner.

A silhueta e a bola em um gesto descontraído formam um coração que está no centro de várias camadas expressando o amor do carioca pelo futebol.

Cada camada representa um aspecto do Rio: a praia, a montanha, o Pão de Açúcar, o mar e o céu.

 

Salvador

O Elevador Lacerda transformado em trave de futebol e uma bola estufando a rede que o envolve aparecem em destaque no pôster de Salvador.

Do alto das torres do primeiro elevador público do mundo é possível avistar outros diversos pontos turísticos da cidade, oferecendo, como pano de fundo, a vista espetacular da Baía de Todos-os-Santos.

Esse imponente cartão postal é também um atalho que liga a cidade baixa, litorânea e histórica, à moderna e crescente cidade alta.

 

São Paulo

O caráter cosmopolita e múltiplo de São Paulo é destacado no pôster da capital paulista.

A imagem reflete uma metrópole onde milhares de pessoas vivem, se emocionam, comemoram e respiram futebol.

O futebol está no sangue da cidade, nas ruas, no mar de edifícios, no ar.

 

 

Anúncios