Roupa: passando

 

passando roupa

Orientações (básicas) para Passar Roupa

O ferro perfeito para passar camisas é o simples da black & decker, use o ferro ao vapor para as demais roupas.

O ferro a vapor deve ser usado apertando o botão de vapor na ocasião que desliza o ferro sobre a roupa. O botão de espirrar água não é usado, apenas o de vapor. A água a ser usada no ferro ao vapor e no vaporizador deve ser filtrada.

Limpeza do ferro: após o esfriamento total passe um pano umedecido com detergente, tire o excesso e depois passe um pano seco pra secar (jamais use bombril).

Tábua: O forro da tábua de passar deve ser sempre limpo ou trocado com frequência para não sujar roupas ou manchar com a ação do ferro (assim como os pés da tábua). O forro deve ser trocado quando sujo ou danificado.

A altura ideal da tábua é a altura do ossinho do quadril.

O chão do quarto de passar deve ser limpo ante da tarefa de passar, porque as roupas sempre chegam ao chão durante o trabalho.

Para passar com ferro SEM vapor, borrifar: 2 dedos de medida de Passe Bem (se usar o conteúdo pronto como indica na embalagem pode manchar as roupas) diluído no restante de água do recipiente; OU amaciante com água; OU álcool com água; OU goma (POX) com água.

DICA: O ferro deve ser usado fazendo compressão da mão no ferro sobre a roupa. Ao deslizar, se o tecido começar a fazer dobra, tirar o ferro e recolocar na parte da dobra (com ajuda da outra mão para esticar) fazendo compressão da mão no ferro sobre a roupa e deslizar.

Jamais passar roupas dobradas; passar ferro sobre botões, bordados, velcros ou zíperes (eles estragam, derretem com o calor do ferro e mancham ou perfuram o tecido).

Roupas que não podem ser passadas (principalmente as que tem esse aviso na etiqueta), se amassadas devem ser passadas com vaporizador.

Na parte das costuras e dos bolsos, sempre passar do lado avesso. A maior parte das costuras não devem ser passadas e quando passadas sempre passar de um mesmo lado só da dobra da costura.

Se a roupa pegar brilho com o ferro, jogue vapor quente e escove com escova macia imediatamente.

Roupas de linho: aguentam a temperatura máxima do ferro, mas devem ser passadas do lado avesso porque dão muito brilho.

Calça: sempre passar primeiro os bolsos (lembrando que tecidos delicados do bolso devem ser protegidos com sapata ou fralda).

  • Até a parte da virilha da calça deve ser passada do avesso;
  • As pernas só devem ser passadas do lado normal se não for tecido colorido e que não brilhe.
  • Ao final, pode-se fazer o acabamento segurando a calça no ar e apertar o botão de vapor do ferro, encostando o ferro nas partes não bem passadas.

Roupas escuras, coloridas e que dão brilho devem ser passadas pelo avesso, com sapata ou uma fralda sob o ferro. Assim como roupas de seda, nessas jamais pode passar o ferro na costura, ainda que no avesso, a linha aquecida vai marcar prá sempre o tecido do outro lado.

Lençol de elástico: use ferro a vapor.

  • Junte as duas viradas das extremidades de elástico opostas para passar junto na ponta da tábua;
  • Estique o elástico e vai passando girando na ponta da tábua;
  • Depois passe ao longo do lençol (parte q não tem elástico) dobrado, só de um lado, não precisa do outro;
  • Dobre primeiro as extremidades com elástico já unidas prá dentro;

Roupas de lã com acrílico devem ser passadas do avesso, com sapata ou fronha, pois derretem com o ferro quente (vai queimar o tecido).

Camisetas: vista a camiseta na tábua e vai girando e passando (cuidado com as costuras). Passe as mangas ao final. Use molde para dobrá-las depois de passadas.

Camisetas pólo: começe pela gola do lado avesso, e lembre-se: roupas coloridas devem ser passadas sempre pelo avesso.

Camisa: passar com os botões abertos, assim como as calças com zíper.

  • Borrifá-la ainda no cabide para ficar úmida;
  • Começar pela gola no avesso;
  • Passar a pala (costura reforçada das costas), iniciar o ferro de fora pra dentro, ou seja, da costura do braço pra dentro (não passar na costura), até a metade e depois passar a outra parte;
  • Passar quadrante da parte do peito em duas partes;
  • Passar os punhos no avesso (não passar botões) ;
  • As mangas comece pela costura dos punhos, passe de dentro pra fora na parte do ante-braço (iniciando próximo a costura) e depois de fora pra dentro na parte do bíceps;
  • Passar um lado da frente da camisa abaixo do quadrante do peito;
  • Girar e passar a metade do lado das costas, iniciando o ferro na parte de baixo da costura da pala. Passar a outra metade das costas, também iniciando de baixo da costura da pala;
  • Passar o outro lado da frente da camisa. Se tiver bolso, passá-lo iniciando o ferro de um lado até a metade e depois passar iniciando do lado oposto até a metade (para não dar dobras nos cantos). Colocar a camisa no cabide fechando o primeiro e quarto botões.

 

 

Anúncios

Movimente...

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s