Flores

 

Analisando letra

por Titãs

flores
Olhei até ficar cansado
De ver os meus olhos no espelho: – Nesse primeiro verso ele mostra um grande sentimento de insatisfação, consigo mesmo e com a vida, e nos passa um grande desgosto e angustia depressiva.

 

Chorei por ter despedaçado
As flores que estão no canteiro: – Aqui ele usa uma metáfora comparando as flores do canteiro com pessoas do seu convívio que ele magoou , pessoas especiais que ele as considerava como flores, talvez sua família.

 

Os punhos e os pulsos cortados
E o resto do meu corpo inteiro: – Nesse ponto o Eu lírico demonstra um desgosto pela vida que ele deixa transparecer no primeiro verso, que o leva a tentar o suicídio, ele revela os pulsos cortados, na segunda frase ele deixa claro o motivo que o levou a tal ato, ele deixa a sensação de que cortou os pulsos pois já se sentia como que todo cortado, talvez suas aflições e angustias, suas tristezas e magoas, lhe fizesse se sentir assim todo cortado.

 

Há flores cobrindo o telhado
E em baixo do meu travesseiro
Há flores por todos os lados
Há flores em tudo que eu vejo: – Nesse verso que segue após a tentativa de suicídio revelada no verso anterior o Eu lírico no caso o personagem narrado no texto, talvez já inconsciente contempla sua própria morte, ele deixa essa ideia quando diz “Há flores cobrindo o telhado” que da a ideia do caixão coberto de flores, e nos demais versos a ideia do túmulo onde se deposita muitas flores fica claro.

 

A dor vai curar essas lástimas
O soro tem gosto de lágrimas: – Esses dois versos, me da a sensação de arrependimento, como que se ele tivesse aprendido a lição quando se viu a bera da morte ele me da essa ideia quando diz, “A dor vai curar essas lástimas”, quer dizer, com a dor agente aprende a valorizar a vida, e continua, “o soro tem gosto de lágrimas” quer dizer o que te traz dor é o que vai te curar, a ideia de que antes da tentativa de suicídio ele não valorizava a vida é muito forte, e fica também a ideia de que ele se recupera talvez num hospital ou clínica a base de soro.

 

As flores têm cheiro de morte
A dor vai fechar esses cortes: – Aqui ele deixa essa ideia do desejo que tinha de se matar, pois existe uma superstição que diz, que sentir cheiro de flores esta relacionado a morte ou que alguém vai morrer, por isso ele diz “As flores tem cheiro de morte”, evidenciando o desejo que tinha de morrer, e mais uma vez ele deixa claro que aprendeu uma lição, a dor traz aprendizagem e cura.

 

Flores
Flores
As flores de plástico não morrem: – Nessa parte eu entendo que ele após sua tentativa frustrada de suicídio se comparou com as flores de plástico, vazias ocas por dentro, sem vida e que não morrem, mas também concordei com o comentário da amiga Mary que disse que essa seria uma forma dele dizer que as coisas inertes não sofrem.

 

 

